Desde 1991 trabalhando para combater
o Analfabetismo Funcional no país
A Caravana da Cultura foi criada para estimular a leitura fora do ambiente escolar. Nosso desafio era fazer com que as pessoas se interessassem pelos livros e suas narrativas, e fossem busca-los nas bibliotecas de suas cidades.
Em 1993 nós começamos a usar as bibliotecas volantes como pano de fundo para pequenos espetáculos ao ar livre, em praças e comunidades cariocas, com contadores de histórias, mágicos, palhaços e peças de teatro.
Do primeiro espetáculo, na Praça Xavier de Brito, na Tijuca (Rio de Janeiro), onde Benita Prieto contou histórias e o Grupo Hombu apresentou Ou isso ou aquilo, baseada na obra de Cecília Meirelles, até o seu encerramento, em 2001, a Caravana percorreu mais de 600 cidades brasileiras.
Integravam o Programa 35 atores e 20 profissionais de apoio, entre técnicos, capatazes e motoristas. Transportavam 40 toneladas de equipamento e viajavam a bordo de uma frota, com ônibus, carreta, caminhão de som e batedores.
Também passaram pela Caravana vários grupos teatrais, como As Marias da Graça, Os Parlapatões, Giramundo, Teatro de Anônimos entre outros.
Alguns de seus integrantes ganharam projeção internacional nos circos europeus e no canadense Cirque de Soleil. Outros se tornaram empresários de circo aqui no Brasil.
Aqui você pode viajar um pouco com a nossa Caravana, a original.
Veja os figurinos da Caravana da Cultura no Flickr clicando diretamente na imagem ao lado
Veja um álbum da Caravana da Cultura no Flickr clicando diretamente na imagem ao lado